segunda-feira, 17 de março de 2008

Projecto Rios - Ribeira de Barcarena




Porquê a Ribeira de Barcarena?

Devido a vários factores sócio-económicos a região de Oeiras, Cascais e Sintra, nos últimos anos, ficou densamente povoada trazendo alguns problemas de equilíbrio Homem-Natureza. Especificamente na Ribeira de Barcarena, tais fenómenos são claramente visíveis.
Actualmente a Ribeira de Barcarena tem alguns problemas; uns fáceis de percepção como o cheiro e a cor da água ou como a má utilização das margens, outros de ordem mais técnica, como a utilização dos leitos de cheia ou como os preocupantes indicadores físico-químico e biológicos da qualidade da água.
Actividades
No dia 31 de Março de 2007 decorreu a primeira saída de campo. Foi uma saída de caracterização geral com o objectivo de seleccionar um troço de 500m para estudo de pormenor. O percurso pressupôs uma caminhada junto às margens da Ribeira entre a Fábrica da Pólvora e a praia de Caxias, local onde desagua a Ribeira.
No dia 19 de Maio de 2007 decorreu a primeira saída de caracterização de pormenor, num troço de 500m entre a rotunda de Barcarena (quem vai para Leceia) para jusante. A caracterização foi desenvolvida analisando os seguintes tópicos: Ilustração do esquema do troço; Hidrogeomorfologia; Ecossistemas: Fauna e Flora; Macro invertebrados; Caracterização Físico-Química e inspecção de colectores; e Ambiente e Património Cultural. No fim dos trabalhos de campo, com todos os participantes, foram realizadas as conclusões e avaliação finais.

1 comentário:

Jardas Guardian disse...

Excelente projecto!